Com certeza você já ouviu o termo “Hacker Ético”, e isso pode ter gerado uma dúvida na sua cabeça, pois desde sempre colocaram na nossa mente que hacker é um criminoso, sem nenhuma excepção.
Neste artigo falarei sobre o que é um hacker ético, como ele actua e o que o motiva.
Hacker ético é um especialista em segurança e hacking que actua no lado bom da força, ele utiliza as habilidades de hacking para melhorar a segurança de empresas, evitando violações de segurança e ataques cibernéticos.
Um hacker ético trabalha identificando ou remediando vulnerabilidades ou brechas de segurança em sistemas de organizações/empresas, de modo a garantir que um ciber-criminoso não a identifique primeiro, evitando possíveis ataques cibernéticos.
O hacker ético pode trabalhar internamente em uma empresa, como colaborador, ou pode trabalhar de forma independente através das 3 maneiras:
Identificando e relatando vulnerabilidades para empresas que possuem um programa de bug bounty, que são programas que empresas criam para que possam receber relatórios de vulnerabilidades de hackers que não fazem parte da equipe interna da empresa, e elas pagam a esses hackers de acordo com a severidade de cada vulnerabilidade relatada.
Prestando serviço de consultoria para empresas, ajudando a identificar vulnerabilidades em seus sistemas. Isto envolve um contracto feito entre o hacker e a empresa, este contracto deve conter todas cláusulas necessárias para que o serviço seja prestado em segurança.
Identificando vulnerabilidades através do crowdsourced pentest, isto é uma nova abordagem dos testes de penetração especialmente porque possibilita que as empresas paguem por resultados e não pelo tempo de testes, e existem plataformas como Synack, Bugcrowd, Cobalt, etc. que aceitam hackers éticos para fazer isso por elas.
Então esses hackers éticos tem uma remuneração fixa semanal ou mensal para poderem testar segurança em empresas através dessas plataformas.
Ao reportar vulnerabilidades para empresas, você pode ganhar recompensas em dinheiro através dos programas de bug bounty, que são basicamente programas que empresas criam para poderem receber relatório de vulnerabilidades encontradas por qualquer hacker ético.
O mercado de segurança cibernética não para de crescer, e enquanto isso várias oportunidades tem surgindo para pessoas especializadas na área, pois várias empresas precisam de hackers éticos para melhorarem a segurança no espaço digital.
Ajudar empresas a identificarem vulnerabilidades em seus sistemas tem um impacto gigante, pois a maioria dessas empresas guardam dados de várias pessoas, quando você reporta uma vulnerabilidade, você ajuda a corrigir uma falha que poderia resultar em fraudes, caso um criminoso encontra-se antes.
E chegamos ao fim do artigo, deu para perceber o que de facto é um hacker ético. Compartilhe caso tenha gostado, e caso queria se tornar um hacker ético, leia o artigo:
https://americojunior.com/blog/como-comecar-a-hackear
Artigos Relacionados